A menina do dente mole – por Bruno Gomes
por Bruno Gomes, Ortodontista.

O referido livro traz a história de uma garota de cinco anos, que vive em um dilema: a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Para resolver esse problema, a garota conta com a ajuda de sua avó, que tenta convencer a neta da necessidade de substituição dos dentes, mas ela não aceita.

Em uma situação apertada, a avó então resolve intermediar uma visita da fada do dente a sua neta, no intuito de retardar essa troca dos dentes. Após algum tempo as duas voltam a conversar sobre o assunto, e a neta agora pede a visita da fada do dente, o mais depressa possível, pois todas as suas coleguinhas já estavam trocando os seus dentes e o dela continuava duro.

Mais uma vez, contra a parede, a avó promete intermediar a situação e buscar uma solução para a queixa de sua neta, que em pouco tempo vê seu primeiro dente cair de uma maneira muito inusitada. Logo depois o segundo foi retirado, dessa vez pela avó, para alegria e satisfação geral.

A troca dos dentes é um assunto de extrema relevância. Os dentes decíduos, dentes de leite ou temporários, como podem ser chamados, exercem funções extremamente importantes na estimulação do crescimento do osso, que da suporte aos dentes (osso alveolar), na mastigação contribuindo com a digestão, auxiliam na articulação das palavras, servem de guia e mantêm o espaço apropriado paro os dentes permanentes, além de contribuírem com a estética da criança, um grande valor psicológico.

Por volta dos 6 anos essa troca dos dentes começa a ocorrer, tendo seu ciclo finalizado por volta dos 11 anos. No entanto, a perda do primeiro dente é sempre uma questão difícil de ser assimilada pela criança, pois estão envolvidos os sentimentos de perda, o medo, a insegurança, a estética, o que gera um conflito muito grande no seu psicológico.

O livro nos coloca diante de uma situação real onde se utilizou imaginação e criatividade na resolução de um impasse tão comum nas famílias modernas, o que o torna interessante e muito útil nos dias atuais.

A odontologia contemporânea traz a prevenção como sua principal bandeira, e um livro como esse vai nos ajudar a transformar a odontologia tradicional em uma odontologia divertida e atraente para nossas crianças, aproximando-as do dentista e contribuindo para um futuro de dentes mais saudáveis.

A autora Nadja Nunes foi muito feliz em escrever esse livro de leitura fácil, agradável, e contribuir de alguma maneira para nossa odontologia.

O livro fica recomendado não só aos meus pacientes, mas a todos que buscam uma historia engraçada e divertida para aproximar seu filho, sobrinho, neto, do dentista, desmistificando assim, o medo e a dor que para eles antes estavam relacionados.

Leia também da mesma autora, A menina que tinha medo do vento.





Deixe uma resposta