Obra de acesso livre

Prezado autor,

A Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb), desde o ano de sua implantação, em 2006, reconhece seu importante papel de difusora do conhecimento, através da ampliação do número de leitores e da avaliação dos pares, que garantem qualidade das obras a serem publicadas. Todo esse esforço tem como finalidade fazer com que o corpo docente, discente, técnico-administrativo e a sociedade tenham no livro um importante elemento de consolidação institucional.

A nossa principal preocupação é oferecer ao leitor em potencial a obra da melhor maneira possível: bem escrita e revisada, com uma diagramação atraente e um preço abaixo daqueles praticados no mercado editorial brasileiro. Este último aspecto, um de nossos grandes trunfos, nos permite apostar na qualidade do conteúdo e numa difusão mais eficaz desse conhecimento. Entendemos que o fato de utilizarmos os recursos públicos para a construção e difusão do conhecimento nos obriga a devolver para a sociedade, que nos financia através dos tributos, os frutos deste investimento.

A existência de uma editora universitária – um dos principais veículos de difusão da produção cientifica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) – já é um grande passo para que nos aproximemos da sociedade, todavia ainda é muito pouco. O abismo que separa academia e sociedade ainda é bastante grande e pouco tem sido feito para diminuir essa distância.

A Eduneb, mais uma vez, tenta fazer a sua parte estimulando seus autores a disponibilizarem suas obras para acesso livre na internet. Acreditamos que a grande rede, se for reconfigurada ao nosso favor, pode ser uma ferramenta bastante útil para a difusão do conhecimento para fora da nossa universidade, estado ou país. Ela está disponível para 1,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados de 2007 do jornal Estadão, e permite a distribuição de conteúdos com baixos investimentos. Portanto, a possibilidade de fazer as obras chegarem a um maior número de pessoas gratuitamente, principalmente jovens, e com isso ultrapassar fronteiras e destacar o nome do nosso país com relação a produção editorial, combinado com uma distribuição quase gratuita e limpa, sob o ponto de vista ambiental, são vantagens da liberação para a disponibilização das obras para acesso livre.

Atualmente a Eduneb já conta com experiências deste tipo. Duas obras publicadas em nossa editora foram colocadas na internet para acesso gratuito. A primeira delas foi a obra Auto-Cuidado para Pessoas com Gagueira, traduzido pela professora da UNEB Rina Tereza Nunes, o livro traz um programa de cuidado terapêuticos, baseado no autoconhecimento. O livro de Rina, um dos mais procurados pelos leitores, está disponível para download no site www.gagueira.org.br. O último livro liberado para acesso livre foi o recém-lançado, Moodle – Estratégias pedagógicas e estudos de caso que tem como autoras Alexandra Okada, Daniela Barros e Lynn Alves. Entre os diversos sites para download está o de Lynn Alves, uma das autoras, que possui outros livros de sua autoria disponíveis gratuitamente.

Este tipo de ação que permite uma democratização um pouco maior do conhecimento, mesmo levando em consideração o fato de o uso da internet em nosso país ser de baixa qualidade e de não estar ao acesso de todos, mas isso só é possível caso o autor da obra permita a liberação para acesso livre. Lembrando sempre que a disponibilização gratuita não invalida a Lei de Direitos Autorais, portanto o plágio ainda é crime. A Eduneb oferecerá todo o suporte necessário para a liberação de obras para acesso livre para que possamos mais uma vez cumprir de forma mais eficaz nossas responsabilidades.

Para formalizarmos a liberação basta ligar para (71) 3117-5342 ou enviar um email para editora@listas.uneb.br,  e marcar a data e o horário da sua visita.