Coletâneas

AUTORIZACAO VEICULACAO DE TEXTO COLETIVO PARA PUBLICACAO EM COLETANEA

AUTORIZACAO VEICULACAO DE TEXTO COLETIVO PARA PUBLICACAO EM COLETANEA

Documento de AUTORIZAÇÃO VEICULAÇÃO DE TEXTO COLETIVO PARA PUBLICAÇÃO EM COLETÂNEA.

ORIENTAÇÕES PARA COLETÂNEAS

Uma coletânea é composta de textos elaborados por diversos autores em determinada área do conhecimento com uma perspectiva diversificada sobre um tema. Entretanto, tais textos devem ser muito bem articulados entre si. Sua natureza deve também advir de relato e/ou de discussão de pesquisa, enfatizando questões teóricas e metodológicas, empíricas ou de aplicação; estudos e ensaios teóricos e debates conceituais; estudos e propostas de metodologia de pesquisa; estado da arte referente à determinada temática ou subárea de saber; ou estudos, derivados de pesquisa, sobre metodologia de ensino para educação superior.

A apresentação da coletânea, pelo organizador, deve contextualizar a obra com relação às discussões da área, fazendo uma análise que demonstre interação entre os textos e/ou partes do livro, não sendo apenas um sumário comentado dos capítulos. Deve ainda apresentar relevância, caráter inovador e potencial de impacto. Espera-se que a apresentação tenha entre 10 e 15 páginas, podendo este limite ser excedido conforme a necessidade.

Recomenda-se, também, a participação de autores de instituições diversas e, se for apropriado, que abordem a diversidade regional ou internacional. É preferível que a coletânea reúna contribuições originais, mas textos já publicados em periódicos também podem ser aceitos, sendo, porém, necessário que se apresente a autorização do periódico ou da editora.

O organizador é o responsável pelo acompanhamento da coletânea junto à editora e a ele, cabe distribuir, de forma adequada e equilibrada, os capítulos que a constituirão. A reunião de textos sem a devida articulação afeta a qualidade da coletânea e compromete tanto a editora, quanto o organizador e autores.

O referido organizador deverá, ainda, estar atento às normas editoriais para publicação de originais da editora, observando, inclusive, equilíbrio no tamanho dos textos.

A coletânea não deverá exceder o número máximo de três organizadores.

 

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

Na ocasião da aprovação do original, todos os autores/organizadores devem assinar o formulário específico de cessão de direitos autorais e autorização para publicação da editora.

 ACESSE AQUI AUTORIZAÇÃO VEICULAÇÃO DE TEXTO COLETIVO PARA PUBLICAÇÃO EM COLETÂNEA