Teses e dissertações

Adequação de Teses e Dissertações para Livros

 

Em relação à adequação de tese ou dissertação para livro, além das orientações apresentadas anteriormente, o autor deve levar ainda as considerações descritas a seguir.

 

Apresentação

O conteúdo da tese e/ou dissertação deve ser reescrito com o intuito de abranger um público mais amplo e menos especializado do que aquele constituído pelo orientador e pela banca examinadora.

Devem ser evitados resumos, reprodução da metodologia, repetição de conceitos, excesso de citações e depoimentos dos sujeitos da pesquisa e o uso de remissivas (p.ex., ver capítulo x).

Pode ser mencionado, na apresentação da obra, que o livro resulta de trabalho de pesquisa.

Devem ser eliminadas as justificativas, os históricos de trabalhos de campo e os longos agradecimentos a indivíduos e instituições que não são do interesse de quem vai adquirir, ler e estudar o livro.

Instruções metodológicas de como utilizar melhor o livro e particularidades sobre a sua estrutura são aceitáveis desde que sucintas e objetivas.

Evitar sempre que possível o uso de termos técnicos. O último capítulo do livro já deve ser conclusivo.

 

Linguagem

Em livros técnico-científicos, a linguagem deve ser direta, clara e concisa. É perfeitamente possível escrever com clareza, correção, concisão e elegância utilizando um estilo limpo e direto.

 

Estilo

O bom estilo é constituído pelo uso correto e oportuno de palavras de sentido preciso, bem colocadas na frase. Em textos técnico-científicos, esse uso será tanto melhor quanto mais curtos forem os períodos, quanto mais direta for a ordem dos elementos fundamentais (sujeito, verbo e predicado da oração) e quanto menor o uso de orações intercaladas.

O estilo será tanto leve e agradável quanto mais sejam bem utilizados os substantivos, verbos, preposições, pronomes e artigos, e quanto mais contido for o uso de adjetivos, advérbios e conectivos.

Contato

Editora UNEB – EDUNEB

Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula

41150-000 – Salvador – Bahia – Brasil

Fone/fax: + 55 71 3117-5342

eduneb.editora@gmail.com / editora@listas.uneb.br