A Eduneb

Construção

Consolidada em 2006, como Editora Universitária, tendo o compromisso social de atender às demandas acadêmicas e sociais do Estado da Bahia, instituiu-se como espaço de difusão do conhecimento científico e ampliou a rede de produção da ciência.

Baseada no princípio de garantir a difusão do conhecimento e socialização do saber, a gestão da Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) adota como metodologia de trabalho a interação e interlocução entre autores, pesquisadores, conselheiros editoriais, equipe técnica, pareceristas, revisores, estudantes e leitores.

Esse modelo de gestão compartilhada, somado ao trabalho contínuo de uma pequena equipe tem se revelado como um fator positivo para o crescimento da editora e o fortalecimento do compromisso social e político defendido em seu projeto, que é também, o de contribuir para a circulação e socialização do saber científico com o mundo, por meio dos materiais que publica.

A Eduneb, enquanto espaço acadêmico e cultural institucionalizado, ao longo desses quase cinco anos de atividades editoriais, buscou na sua atuação assegurar a qualidade e o rigor científico das obras, em publicações de excelência e grande relevância social.

Muitos foram os desafios enfrentados nesses anos de atuação, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. Entretanto, fortalece-nos saber que contamos com o apoio do Magnífico Reitor desta Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para elevar a qualidade do trabalho, ampliar as possibilidades de crescimento e de desenvolvimento das ações internas e externas à Editora.

Proposta

Garantir como marca a produção editorial de excelência e assegurar a proposta de ser uma editora de personalidade moderna, acadêmica e cultural. A Eduneb, no âmbito social, pretender contribuir com a democratização social do conhecimento, a interação mundial das comunidades científicas e epistêmicas, a ampliação da socialização das produções acadêmicas da UNEB e a inserção da mesma na rede mundial de conhecimento. Já no âmbito científico, ela pretende colaborar com a integração de Núcleos de Pesquisa dos 29 Departamentos, Centros, Núcleos e Museu da UNEB, a difusão estratégica de material didático-pedagógico e científico, a construção coletiva interdisciplinar de informações e de conhecimentos científicos, o desenvolvimento colaborativo de projetos pedagógicos e de pesquisa, envolvendo parcerias entre docentes e discentes, o intercâmbio entre estudantes, docentes e pesquisadores etc.

“A nossa missão é a de transformar ideias em livros e livros em bens de consumo, e socializar o conhecimento científico para o mundo”.

Nadja Nunes/2009

Compromisso social

Consolidar-se na política acadêmica e administrativa da Universidade, uma vez que a sua atividade orienta, fundamenta, avalia e seleciona obras de qualidade e rigor científico para publicação e difusão da produção intelectual da UNEB.

“Esta editora tem o compromisso de zelar pela qualidade e excelência acadêmica e pela relevância social de suas publicações”.

Naddija Nunes/2007

Avanços

Em 2010, a Eduneb ampliou sua atuação ao firmar com a Universidade Aberta do Brasil-UAB, através da Gestão de Projetos e Atividades de Educação à Distância – GEAD, a responsabilidade na produção editorial do material didático dos cursos de Licenciatura, Pós-graduação e Extensão da UNEB/EAD. Para garantir esta ação, criou um projeto gráfico moderno que atende às normas técnicas de publicação científica, objetivando a consolidação de uma política de instituição da cultura tecnológica no âmbito da UNEB.

Em abril de 2011, a Eduneb firmou uma parceria com a Livraria Cultura. Graças a isso, a Livraria Universitária da UNEB foi cadastrada como fornecedora de catálogos com as produções da universidade. As obras passaram a estar disponíveis na loja da livraria do Shopping Salvador e pelo site da mesma.

Livraria universitária

Implementada em junho de 2009, a primeira Livraria Universitária da UNEB, se estabelece como ação essencial da Eduneb que prima pelo princípio de acesso ao livro e, sobretudo, pela atitude de inibição da pirataria intelectual ao disponibilizar as obras com custos abaixo do praticado no mercado. Além disto, a Livraria Universitária se constitui como um espaço para a comercialização de livros de editoras universitárias e de realização de manifestações artísticas e culturais.

Onde a Livraria se fizer presente, irá ampliar o nível de leitura dos indivíduos, instituir a cultura de ler original e não reprodução, inibir a prática de pirataria dentro da instituição e contribuir para que as pessoas possam ler e compreender a vida.

Livraria Universitária, Foyer da UNEB

Livrária universitária