SUBMISSÃO DE OBRAS

A submissão de obras para apreciação pelo Conselho Editorial se processa por duas vias: através de editais de publicação, cuja obra selecionada receberá o selo EDUNEB e, por demanda espontânea da comunidade, que receberá o selo UNIVERSALIS Edições.


REQUISITOS COMUNS AOS DOIS SELOS

  • As obras deverão ser originais e inéditas.
  • Podem ser autorais ou coletâneas.
  • A obra autoral é aquela em que até três pessoas são responsáveis pelo conjunto dos textos, sem divisão de autoria por capítulos.
  • A obra coletânea, coordenada por até três organizadores, é composta por um conjunto de textos de diversos autores que devem articular-se, de forma inequívoca, em torno de um tema central.
  • A apresentação da coletânea, pelo(s) organizador(es), deve contextualizar a obra com relação às discussões da área, fazendo uma análise que demonstre interação entre os textos, não sendo apenas um sumário comentado dos capítulos. Deve ainda destacar a relevância, caráter inovador e potencial de impacto da obra.
  • O(s) organizador(es), responsável(is) pelo acompanhamento da coletânea junto à editora, deve(m) estar atento(s) às normas editoriais da Eduneb para publicação de originais, observando, inclusive, o equilíbrio no tamanho dos textos.
  • Deverão ser apresentados os seguintes documentos:

Um arquivo completo (título, folha de rosto, sumário, prefácio (se houver), apresentação, textos, mini currículo lattes dos autores – conforme modelo do livro com identificação do(s) autor(es)/organizador(es) (em word),

Um arquivo completo do livro sem identificação (em word) da autoria ou organização da obra, vinculação profissional, vinculação acadêmica em nenhuma parte da obra. O nome de cada autor/organizador deverá ser substituído por uma letra do alfabeto, conforme exemplo: organizador1 –xxx, organizador2 – yyy.

Um arquivo com o resumo da obra, também sem identificação, contendo até 800 caracteres com espaço (em word).

Termo de Autorização de Uso de Depoimentos e Referências assinado e digitalizado (em PDF), expressando consentimento para uso em obra comercializável, caso o original contemple depoimentos de pessoas.

Termo de Autorização de Uso de Imagens para fins de comercialização, caso o original contenha fotografias (por exemplo de pessoas, obras de arte), ilustrações fac símiles etc., portanto, não é a mesma autorização para fins de pesquisa. Quando a fotografia contiver pessoas, cada uma delas deverá assinar também o Termo de Autorização de Uso de imagem.

  • Devem adotar a seguinte formatação: apresentar um mínimo de 50 (cinquenta) e um máximo de 250 (duzentas e cinquenta) páginas em Word, formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 para o corpo do texto, espaço simples para citação direta, margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm.
  • Os textos de pé de página devem ser utilizados preferencialmente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, mas não para referências bibliográficas (a não ser que o autor opte pelo sistema numérico de citação, ou a obra possua muitas fontes primárias);
  • Sistema de citação: recomendamos o uso de autor-data (NBR 10520/2002);
  • Citações diretas: além da indicação do autor e ano da publicação, é ndispensável indicar a(s) página(s) de onde foram retiradas; evitar que sejam numerosas e extensas;
  • Citação de citação: indicação do primeiro autor e do ano da publicação, seguido da expressão “apud” e indicação do segundo autor e do ano da publicação, devendo, no caso de citação direta, acrescer os números das páginas;
  • Citações indiretas: indicar entre parênteses autor e ano da publicação;
  • Citações traduzidas de língua estrangeira: devem ser seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses e o trecho no idioma original deve vir em nota de rodapé, com igual identificação do autor, ano e página;
  • Referências bibliográficas: devem seguir a NBR 6023/2018;
  • Uso de itálico: a) títulos de documentos (livros, jornais, artigos, crônicas etc.), bastando usar em maiúscula a primeira palavra e nomes próprios (ex.: Negros contra a ordem; Autocuidado para pessoas com gagueira); b) palavras ou expressões estrangeiras (eletronic book, plagiarism). Além do texto, devem figurar em fonte regular: nomes de entidades (The Eco-Philosophy Center), empresas (Booksellers Association of England & Ireland), países (United States of America) e pessoas (Wilhelm Reich); as expressões latinas utilizadas no corpo do texto, nas notas de rodapé e nas referências, conforme exemplificadas na ABNT (apud, et al. etc.);
  • Uso de negrito: não recomendamos o uso desse recurso no corpo do texto;
  • Uso de aspas: Preferencialmente, para as citações diretas de até três linhas no corpo do texto. Também podem ser utilizadas, com moderação, em caso de neologismos ou de palavras e expressões que estejam fora do sentido usual;
  • Tabelas: Devem ser elaboradas de acordo com as Normas de Apresentação Tabular do IBGE vigente.
  • Ilustrações (gráficos, fotografias, gravuras, desenhos etc.): devem ser enviadas em separado, em arquivo com formato JPG ou TIFF, mas também devem ser incluídas no texto. O Termo de Autorização de Uso de Imagens (Modelo disponibilizado em website da editora) deve ser assinado pelo autor. No caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização. Os desenhos devem ser apresentados artefinalizados;
  • Autores estrangeiros: O texto de autor estrangeiro, integrante de coletânea, será mantido na língua original do autor e serão respeitadas as normas de referenciação do país de origem.

No caso da submissão via edital

  • Necessário observar, também, as normas e orientações nele contida.
  • A obra autoral deverá ser de docente, técnico ou egresso de programas de pós-graduação stricto sensu da UNEB.
  • A recepção da obra coletânea está condicionada a ter pelo menos um organizador vinculado à UNEB, que deverá ser autor ou coautor de um dos textos. 

No caso da submissão via demanda espontânea

Deverá ser enviado ofício à Direção da Editora, solicitando orçamento estimado do livro, que deverá ser assumido integralmente pelos proponentes. Caso orçamento seja aprovado, o proponente deve preencher FICHA DE SUBMISSÃO DE ORIGINAL PARA PUBLICAÇÃO NO SELO UNIVERSALIS EDIÇÕES e enviar para o e-mail edunebsecretaria@uneb.br.

 

ADEQUAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES PARA LIVROS

  • O conteúdo da tese e/ou dissertação deve ser reescrito com o intuito de abranger um público mais amplo e menos especializado do que aquele constituído pelo orientador e pela banca examinadora.
  • A seção de Introdução deve iniciar evidenciando que a obra tem origem numa pesquisa de mestrado, doutorado, ou de outro tipo, situando ai as características essenciais da mesma para ajudar ao leitor compreender a obra, por exemplo: motivação da pesquisa, objetivos,  abordagem metodológica etc.
  • Devem ser evitados abstract, longos agradecimentos, reprodução da seção da metodologia, repetição de conceitos, excesso de citações e depoimentos dos sujeitos da pesquisa e o uso de remissivas (p.ex., ver capítulo x).
  • Devem ser eliminadas as justificativas, os históricos de trabalhos de campo e os longos agradecimentos a indivíduos e instituições que não são do interesse de quem vai adquirir, ler e estudar o livro.
  • Instruções metodológicas de como utilizar melhor o livro e particularidades sobre a sua estrutura são aceitáveis desde que sucintas e objetivas.
  • Devem ser evitados muita subdivisão em seções e subseções, numeração progressiva).
  • Evitar sempre que possível o uso de termos técnicos. O último capítulo do livro já deve ser conclusivo.

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DAS OBRAS

A etapa de avaliação e seleção das obras contempla o seguinte conjunto de ações:

  • Avaliação dos originais por pareceristas ad hoc, de acordo com a sistemática do duplo cego, terá por base um barema qualitativo e quantitativo, contemplando aspectos como importância do tema, caráter inovador e potencial de impacto, qualidade da fundamentação teórica, comprovação e exemplificação das ideias defendidas, pertinência da estrutura da obra.
  • Avaliação criteriosa por um membro do Conselho Editorial da área específica da obra, simultaneamente à avaliação do parecerista ad hoc, com base no mesmo barema e de acordo com a sistemática do duplo cego.
  • Avaliação final dos originais pela plenária do Conselho Editorial, a partir das contribuições dos pareceristas, e emissão de parecer analítico que descreve sinteticamente a obra, evidencia suas qualidades e também suas possíveis lacunas e fragilidades.

REVISÃO LINGUÍSTICA E DE NORMALIZAÇÃO

Os livros selecionados para publicação pelo Conselho Editorial, independente da revisão obrigatória prévia ao ingresso, passam pela etapa de revisão linguística e de normalização que engloba um conjunto de atividades de análise do texto.

A revisão linguística compreende aspectos gramaticais, de coerência e coesão textual, entre outros.

A normalização compreende a revisão e a adequação de todas as partes da obra  às normas da ABNT e da EDUNEB.

O arquivo com as marcas da revisão é encaminhado para a apreciação dos autores e atendimento das demandas que porventura existentes, a exemplo de inserção de número de páginas de citações diretas, conferência de ano de obras indicadas etc.


CRIAÇÃO GRÁFICA

A etapa de criação gráfica do livro engloba a concepção do projeto gráfico, a confecção da capa e a diagramação do miolo.

A confecção da capa terá como base as informações solicitadas pela Editora ao(s) autor(es) ou organizador(es), sob o formato de respostas a um questionário, sobre suas preferências pessoais, as quais, juntamente com o resumo da obra, constituirão subsídio para a confecção da capa, de modo que seja traduzido visualmente o conteúdo do livro.

A diagramação consiste na disposição dos elementos de texto e de imagem do miolo do livro, a partir de seu projeto gráfico, com base em conhecimentos de softwares de diagramação, ilustração, editoração de imagem e fechamento de arquivo.

A proposta de capa, de responsabilidade de designers qualificados que integrem o quadro de pessoal da EDUNEB, é submetida para apreciação e sugestões dos autores/organizadores.


REVISÕES FINAIS

O livro diagramado, no formato pdf, passa pelo controle de qualidade, ou seja, pela etapa de revisões finais linguística e de design, ou copydesk. Esta etapa compreende o processo de análise detalhada, atenta e rigorosa da versão diagramada e impressa do livro, tanto dos aspectos linguísticos quanto visual/gráfico, ou seja, de design.

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO PELO AUTOR/ORGANIZADOR


DIREITO AUTORAL

Cada título publicado dá direito ao autor/organizador a 10% da tiragem de 300 exemplares.

A título de direito autoral e quando não houver apoio externo, o autor receberá: 10% da tiragem, e a quantidade de exemplares determinada em edital, no caso de apoio da FAPESB ou de outra entidade;

O autor e/ou organizador assina o Contrato de Cessão de Direitos Autorais para Publicação da 1ª edição.


 

COMERCIALIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO

A EDUNEB possui duas livrarias: uma no campus I (Salvador) no foyer do Teatro da UNEB e outra no campus II (Alagoinhas).

E-mail para encomenda: edunebcomercial@uneb.br. Pode-se fazer um depósito, transferência ou PIX no valor total na conta indicada abaixo e mandar comprovante e endereço completo para este e-mail. A Eduneb só não realiza entregas em Salvador ou internacionais.

A Eduneb participa de eventos científicos e feiras de livros nacionais e internacionais com apoio da ABEU, divulgando as obras publicadas.

Nos lançamentos os livros são acessíveis pela metade do preço de capa.

Os autores têm direito a comprar com desconto de 40% em qualquer momento.

Alguns exemplares dos livros publicados pela Eduneb são distribuídos para todas as Bibliotecas da UNEB (SISB) situadas nos 24 campi.

As obras produzidas pela Eduneb são disponibilizadas para acesso livre, no formato digital, no repositório institucional SABER ABERTO, quatro meses após seu lançamento no formato impresso, com o objetivo de ampliar a visibilidade da produção acadêmica da universidade.

Todos os livros são subsidiados, portanto os custos da produção não são transferidos para os preços de capas. São feitas doações e promoções sistemáticas.


Arquivos para Publicação

  •  picture_as_pdfTermo de Autorização de Uso de ImagemTermo de Autorização de Uso de Imagem. Algumas imagens que não são do próprio autor precisam de um termo de autorização de uso. Veja aqui o termo padrão da EDUNEB.
  •  picture_as_pdfFicha para submissão de original para publicação no selo UniversalisO selo UNIVERSALIS EDIÇÕES, com ISBN específico, serve para publicação em formato de livros resultantes de documentos institucionais.
  •  picture_as_pdfAutorização de veiculação de texto coletivo para publicação em coletâneaNa ocasião da aprovação do original, todos os autores/organizadores devem assinar o formulário específico de cessão de direitos autorais e autorização para publicação da editora.