MISSÃO DA EDUNEB

Selecionar, editorar e disseminar livros de qualidade que abarquem conhecimentos de natureza técnica, didática e científica oriundos da comunidade acadêmica.

EIXOS NORTEADORES

Compromisso com a qualidade

O compromisso com a qualidade do processo editorial e das obras da Eduneb está sistematizado de forma detalhada na Resolução N° 1.422 do Conselho Universitário Superior (CONSU, 2020) / Programa Interno de Qualidade. De uma forma geral ele se concretiza por meio de ações diversas como: submissão a três pareceristas adhoc; avaliação e deliberação soberana do Conselho Editorial; rigorosa revisão linguística e de normalização dos livros selecionados; apreciação da revisão pelos autores; revisão final de linguística e de design após a diagramação e concepção de capa; avaliação final pelos organizadores/autores.

Democratização e transparência

A Eduneb investe na democratização e transparência através da realização de editais anuais de publicação de livros, desde 2016, visando estimular a produção acadêmica nas diversas áreas de conhecimento e assegurar igualdade de condições para todos os docentes, técnicos e egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu. Este processo seletivo se baseia em critérios e pareceres claros, formativos, transparentes e  privilegia o mérito das obras. Os livros selecionados pelos editais recebem o Selo Eduneb e os custos de produção são inteiramente assumidos pelos recursos orçamentários e financeiros alocados anualmente à conta da editora. A Editora investe na democracia e na transparência também quando seleciona livros que ingressam mediante demanda espontânea, atribuindo a estes o Selo Universalis Edições. Este selo possibilita a publicação de livros cujos custos de produção são assumidos pelos próprios autores, pelos setores da UNEB ou provenientes de captação externa e/ou com distribuição gratuita.


Séries da Eduneb em parceria 

As  Séries abarcam um conjunto de livros que tem sintonia com o tema central de cada uma, com periodicidade definida, mas sem número de títulos predeterminado. A Eduneb é responsável hoje pela editoração de 5 séries.

Série Práxis e Docência Universitária

A Série Práxis e Docência Universitária, bianual, criada em 2009 por iniciativa do grupo de pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP), em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UNEB (PROGRAD), visa contribuir para dar visibilidade à docência universitária e suscitar a necessidade de inovação e formação permanente para seu exercício responsável e competente técnica, política e eticamente. Ela se constitui em um dispositivo formativo, um espaço fecundo de investimento para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores que se dispõem a analisar criticamente e compartilhar suas práticas e as dos demais que leem e discutem esses textos.

Série Extensão Universitária e Sociedade

A Série Extensão Universitária e Sociedade, criada em 2019 da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Edubeb, tem a proposta de a partir da Ciência, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano nascer os diversos olhares e trabalhos desenvolvidos pela academia pelas portas da extensão universitária, articulada ao ensino, à pesquisa e confrontado com as reflexões sobre o papel e o compromisso social das instituições públicas de educação superior brasileiras, que aqui revelam a potência da relação universidade e sociedade.

Série Experiências e Reflexões Discentes

Esta Série de iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAES), criada em 2019, objetiva a divulgação de artigos elaborados por estudantes da Universidade do Estado da Bahia, que relatem de forma analítica, crítica e reflexiva, experiências significativas no processo de ensino-aprendizagem durante suas trajetórias na universidade. A construção desses relatos pode se configurar como importante potencializador do protagonismo dos autores e dos leitores  dos textos publicados nesta Série.

Série Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos

A Série Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos, criada em 2019, é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ações Afirmativas da UNEB (PROAF). A SÉRIE representa para a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão, a originalidade de uma produção que tem como princípio o respeito as diversas identidades e modos de vida das comunidades tradicionais, indígenas, negras, quilombolas, LGBTQIA+, ciganas, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno
do espectro autista (TEA) e altas habilidades, no sentido de refletir e dar visibilidade as reflexões e narrativas construídas por estas populações nos diferentes territórios de identidade da Bahia.

Série Gestão Universitária e Inovação

A Série Gestão Universitária e Inovação, criada no ano de 2021, é uma publicação bianual, no formato e-book, de iniciativa da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UNEB (PGDP), que tem como finalidade socializar as boas práticas realizadas pelos servidores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), técnicos e docentes, através de relatos de experiências profissionais e de pesquisas que provocam a reflexão de uma nova visão de gestão de pessoas.

Coleção Nordestina

A Coleção Nordestina é uma publicação anual, de responsabilidade das universitárias da região nordeste associadas à ABEU, de livro que contribua para a divulgação da cultura nordestina e do pensamento de pessoas importantes da região. A Eduneb já contribuiu para esta coleção com diversos títulos.


RESOLUÇÃO Nº 1.422/2020 Regulamento do Programa Interno de Qualidade do Processo Editorial da Editora da universidade do Estado da Bahia

http://eduneb.uneb.br/wp-content/uploads/2022/09/1422-consu-Res.-PROPOSTA_DE_REGULAMENTO_PROGRAMA_QUALIDADE_EDUNEB.pdf


POLÍTICA EDITORIAL DA EDUNEB

https://eduneb.uneb.br/wp-content/uploads/2022/09/POLITICA-EDITORIAL-DA-EDUNEB.pdf