Uma Cidade Dia Sim Dia Não: Salvador nas Crônicas de Vasconcelos Maia

Autor(es): EDNA MARIA VIANA SOARES

  • picture_as_pdfPrévia
  • check_circleProduto disponível

R$30,00

Sinopse

No quinto volume da Série Teses e Dissertações, o presente trabalho tem como objetivo o estudo das crônicas jornal ísticas de Vasconcelos Maia, publicadas no Jornal da Bahia na coluna Dia Sim, Dia Não, no período de 21 de setembro de 1958 a janeiro de Contista consagrado, com obras editadas inclusive no exterior, o escritor baiano, no momento em que a cidade do Salvador vivia uma expressiva efervescência cultural, como testemunha privilegiada de seu processo de modernização, aproxima-se dos meios de comunicação de mass a, tornando-se um cronista incansável. Ao lado dessa fecunda atividade jornalística, Vasconcelos Maia responsabiliza-se pela gestão do órgão municipal de turismo, posição que será determinante no enfoque de suas crônicas sobre a cidade que então definia su a vocação turística. Embora escrevesse sobre os mais variados temas, o cronista Vasconcelos Maia prioriza a cultura popular, em especial os elementos oriundos da cultura negra e suas manifestações, imprimindo um traço de autenticidade e originalidade à cultura local, o que ensejará a construção de uma moderna tradição soteropolitana. Neste estudo, a cultura emerge como elemento tradutor da modernização cultural da cidade. Num enfoque triplo, o texto analisa o intelectual e sua trajetória profissional, a s crônicas e sua temática bem como a visão de cidade por ele concebida. Intentando colaborar com a pesquisa acadêmica acerca de Vasconcelos Maia, ao final da dissertação, apresentam-se a relação das crônicas publicadas no matutino pelo cronista baiano e su a bibliografia completa, além de fac -símiles de algumas dessas crônicas que foram objeto desta investigação.

Detalhes do Produto

EditoraEduneb
Altura25
Largura19
Página128
Peso0,316
Edição1
Ano2015
IdiomaPortuguês
ISBN978-85-7887-286-1
CDDB869.8
BISCALIT004100
ThemaD
CategoriaLetras e Linguística

Quero comprar este livro

Para comprar este livro, siga os seguintes passos:

Pode ser adquirido na Livraria Universitária da UNEB, tanto pessoalmente quanto por encomenda.

Livraria Universitária da UNEB

Rua Silveira Martins, 2555, Cabula Salvador-BA. CEP: 41.150-000

Tel.: (71)

Tel whatsap: (71) 99688-1422

E-mail para encomenda: edunebcomercial@uneb.br

Você pode fazer um depósito, transferência ou PIX no valor total na conta indicada abaixo e mandar comprovante e endereço completo para este e-mail. NÃO FAZEMOS ENTREGA NA CIDADE DE SALVADOR (é preciso ir na nossa livraria para pegar a encomenda).

(Não estamos cobrando frete no momento)

Banco:Banco do Brasil
AG:3832-6
C/C:991.886-8
FAV:SCUBB UNEB EDITORA
CNPJ: 14.485.841/0001-40

Para PIX escolha DADOS DA CONTA e discrimine na anotação para a que se destina o pagamento, se possível com títulos e quantidades.

Nota: Devido a pandemia do corona vírus, os envios de encomendas estão demorando de sair da universidade.